
A sede do posto administrativo de Mutuali, no distrito de Malema, a nordeste da província de Nampula, começa a respirar ventos de paz, depois de longos 4 meses sem sossego, por culpa dos Namparamas.
O governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, viajou a meio da semana finda até aquela circunscrição, conversou com a população e apelou a todos para a construção de um ambiente de paz, como condição primordial para o alcance do desenvolvimento.
Em Mutuali, Abdula deixou equipamentos de futebol e desafiou os Namparamas a juntarem-se ao bom senso da sociedade e abandonar as práticas maléficas.
É em resultado a este apelo que o grupo de adolescentes e jovens que semeava terror decidiu “confrontar” os membros das Forças de Defesa e Segurança (FDS) ali instalado num jogo amistoso de futebol, em que para além de prémios, também, ganhou-se dinheiro. A partida foi realizada neste sábado (5), num ambiente de paz e festa, motivo bastante que concorreu para o arranque, imediato e com o envolvimento de todos, na limpeza da vila, sobretudo nos espaços das instituições públicas, como as instalações do posto administrativo e da localidade, bem como as residências dos chefes do posto e da localidade.
Paradoxalmente, em Mutuali nenhuma infra-estrutura pública de cariz social, como escolas, unidades sanitárias, foram vandalizadas pelos Namparamas. (Ikhweli)