
A Suécia disponibilizou 12 milhões de euros para apoiar o processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração envolvendo a RENAMO, em Moçambique.
“Em Moçambique, a Suécia foi e é um parceiro fundamental no processo de Desmobilização, Desarmamento e Reintegração (DDR), por meio do Secretariado do Processo de Paz, tendo, para o efeito, desembolsado um pouco mais de 13 milhões de dólares para apoiar a implementação do Acordo de Paz e Reconciliação”, lê-se numa nota da Embaixada sueca.
De acordo com o documento, o país nórdico apoiou ainda o Gabinete do Enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para Moçambique com aproximadamente 277,9 mil euros, para “facilitar o diálogo contínuo” entre o Governo moçambicano e a segunda maior força da oposição.
“No contexto atual, a Suécia está comprometida em apoiar o Compromisso Político para um Diálogo Nacional Inclusivo em Moçambique, promovendo reformas necessárias para a estabilização do país”, acrescenta, em referência ao recente entendimento pós-eleitoral promovido pelo Presidente da República, Daniel Chapo, e os partidos da oposição.
Fonte: Lusa