
Um caso insólito de burla sentimental está a chocar a cidade de Nampula. Uma mulher é acusada de ter simulado, durante três anos, a existência de um filho com um cidadão português, com o objectivo de receber pensão de alimentos.
TV Miramar
Desde 2022, António Cardoso, residente na Rua Carvalhal de Turquel, em Portugal, enviava mensalmente 22 mil meticais à suposta esposa, acreditando estar a sustentar o seu filho. No total, entre 2022 e 2025, a mulher terá recebido cerca de 792 mil meticais pelo alegado bebé — que, afinal, nunca existiu.

A história teve início em 2017, no bairro de Muatala, em Nampula, quando Cardoso conheceu a mulher. O relacionamento evoluiu rapidamente, culminando num noivado e numa viagem a Portugal para apresentação familiar. Pouco tempo depois, a mulher regressou a Moçambique, onde se envolveu com outro homem e chegou a noivar novamente, gerindo dois relacionamentos em simultâneo — um em Portugal e outro em território moçambicano.
No final de 2021, António Cardoso regressou a Portugal devido à expiração do visto. No ano seguinte, recebeu a notícia de que tinha sido pai de um menino, alegadamente fruto da relação. Acreditando na história, começou a enviar mensalmente a quantia acordada para o sustento da criança.
Porém, há cerca de dois meses, Cardoso começou a desconfiar da veracidade do caso, após várias tentativas falhadas de realizar vídeo-chamadas ou receber fotografias do suposto filho. Com o apoio de amigos, acabou por descobrir que o alegado bebé nunca existiu.
A Televisão Miramar tentou contactar a mulher no bairro de Mutauanha, mas familiares afirmaram desconhecer o seu paradeiro.
As autoridades ainda não confirmaram se já existe uma queixa formal sobre o caso, que poderá configurar crime de burla e falsificação de identidade.
Vídeo: proprietário da NBC sequestrado em pleno centro de Maputo
Jovem sob efeito de drogas assassina e desmembra o corpo da mãe
Autocarro incendeia-se em Manica em circunstâncias estranhas
Burkina Faso vai produzir suas próprias armas, anuncia Ibrahim Traoré
Coordenador distrital da ANAMOLA denuncia plano de assassinato
Divulgado vídeo da tentativa de assassinato do MC Bandeira membro da ANAMOLA










