Publicidade MozToday - Parceria
Publicidade MozToday - Formatos

Acidente com camião destrói 100 mil livros escolares em Nampula

Material destinado aos distritos de Liupo e Mongincual fica destruído após despiste de veículo

MAPUTO – O Ministério da Educação e Cultura informou que um camião que transportava cerca de 100.550 livros escolares para os distritos de Liupo e Mongincual, na província de Nampula, sofreu um acidente do tipo despiste e capotamento, resultando na destruição da carga.

O veículo fazia o trajeto Maputo-Mongincual, saindo do armazém regional norte, em Nacala, quando se envolveu no acidente que culminou com a perda total do material didático destinado ao ano letivo de 2026.

Distribuição do material
De acordo com o comunicado, a carga incluía cerca de 52.650 livros para o Distrito de Mongincual e 47.900 para o Distrito de Liupo, destinados às 1ª e 2ª classes. A transportadora responsável pela carga possui seguro, e o Ministério da Educação e Cultura está a trabalhar para garantir que os livros sejam repostos o mais urgentemente possível.

Medidas de contingência
Neste momento, segundo o Ministério, estão sendo tomadas medidas para distribuir, pelos distritos afetados, os livros de stock de segurança existentes, para garantir que as aulas iniciem com material didático disponível nas escolas.

O Ministério da Educação e Cultura informou ainda que acompanha de perto a situação e trabalhará junto da transportadora para minimizar o impacto deste acidente, nomeadamente a perda dos livros escolares no ano letivo de 2026.

O incidente evidencia os desafios logísticos na distribuição de material escolar em Moçambique, especialmente em regiões mais distantes dos centros urbanos, e levanta questões sobre a segurança no transporte de materiais essenciais para o sistema educativo.

Artigos relacionados

Conteúdo protegido por MozToday.