
Daniel Chapo viaja a Belém para discutir ação climática em cúpula mundial
MAPUTO – O Presidente da República de Moçambique, Daniel Francisco Chapo, participará da 30ª Edição da Cimeira dos Líderes Mundiais sobre Ação Climática (COP 30), que decorrerá de 5 a 8 de novembro de 2025, em Belém, no Estado do Pará, Brasil.
Durante sua estadia na cidade brasileira, o Chefe de Estado moçambicano participará de dois painéis de debate: “Clima e Natureza: Florestas e Oceanos” e “10 Anos do Acordo de Paris: Contribuições Nacionalmente Determinadas e Financiamento”. Os debates abordarão as ações dos países para mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
A COP 30 reunirá líderes mundiais, sociedade civil e cientistas para debater ações proativas sobre as mudanças climáticas, com foco na preservação do planeta. Entre os temas prioritários estão a aceleração da recuperação climática, preservação de florestas, redução de emissões de carbono, uso de energias renováveis, tecnologias verdes e a questão da justiça climática para os países do “Sul Global”.
Delegação moçambicana
O Presidente Chapo será acompanhado por uma delegação de alto nível, composta pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela dos Santos Lucas; da Agricultura, Ambiente e Pescas, Roberto Mito Albino; das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga; e da Presidência para Assuntos da Casa Civil, Ricardo Xavier Sengo.
Integram também a comitiva a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Comunidade Moçambicana no Exterior, Maria de Fátima Manso; a Presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres, Luísa Celma Meque; além de quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.
A participação de Moçambique na COP 30 reforça o compromisso do país com as questões ambientais e climáticas globais, especialmente relevantes para uma nação que enfrenta desafios recorrentes relacionados a eventos climáticos extremos.
