
A SADC tomou conhecimento com profunda preocupação do conteúdo de um comunicado oficial emitido em 12 de abril de 2025 pela Aliança Fleuve Congo/Movimento 23 de Março (M23), que alega que a Missão da SADC na República Democrática do Congo (SAMIDRC) se envolveu em operações militares conjuntas com as Forças Armadas da RDC (FARDC), as Forças Democráticas para a Libertação de Ruanda (FDLR) e a milícia Wazalendo em Goma contra o M23.
A SADC refuta firmemente essas alegações. A SAMIDRC não participou de nenhuma operação conjunta, como alegado. Essas afirmações são imprecisas e enganosas.
Em consonância com a diretriz da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da SADC, a SAMIDRC está atualmente implementando uma retirada estruturada e coordenada da RDC.
A SADC reafirma ainda o seu compromisso com os acordos alcançados durante o encontro consultivo realizado em 28 de março de 2025 em Goma entre a SADC e a liderança do M23. A Organização continua empenhada em apoiar os esforços pacíficos e diplomáticos que visam alcançar uma estabilidade duradoura no leste da RDC. O Secretariado da SADC insta todas as partes a agirem de forma responsável, a absterem-se da disseminação de desinformação e a trabalharem coletivamente para a redução da tensão e o restabelecimento da paz na região.