Qui. Abr 24th, 2025

Criminosos abrem túnel para roubar banco na África do Sul

Um assalto que mais parece roteiro de filme chamou atenção do mundo nesta terça-feira. Criminosos usaram um túnel escavado cuidadosamente para invadir a agência do First National Bank (FNB) na cidade de Germiston, na África do Sul. O grupo ainda não identificado conseguiu acessar áreas restritas do banco, aparentemente evitando os principais sistemas de segurança.

As autoridades locais acreditam que o túnel foi escavado ao longo de semanas ou até meses, com planejamento minucioso e conhecimento de engenharia. O caso remete imediatamente ao infame roubo de 1977, em Krugersdorp, quando um grupo cavou um túnel de 35 metros para roubar mais de R400 mil do Standard Bank — crime nunca solucionado.


Ainda não se sabe o valor exato levado neste novo golpe, mas fontes extraoficiais indicam que pode passar de milhões de rands sul-africanos. O banco não comentou detalhes sobre os prejuízos e reforçou que está cooperando com as investigações.

Apesar do avanço da tecnologia de segurança bancária, o episódio revela a ousadia de quadrilhas que recorrem a métodos tradicionais, porém engenhosos, para burlar os sistemas modernos.

A Polícia sul-africana segue investigando o caso, analisando imagens de segurança da área externa e o local de escavação. Nenhuma prisão foi efetuada até o momento.

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Conteúdo protegido por MozToday.