
Um homem, de aparentemente 30 anos de idade, foi encontrado sem vida dentro da residência da sua ex-esposa, no bairro de Mutauanha, posto administrativo de Muatala, nos arredores da cidade de Nampula.
As primeiras suspeitas apontam para a fome como possível causa da morte, já que, alegadamente, a vítima teria passado um dia inteiro sem se alimentar.
O incidente ocorreu na calada da noite da última quinta-feira (01), e deixou em choque familiares, vizinhos e até a ex-esposa, que está a ser apontada como estando envolvida no caso.
Segundo informações apuradas pelo Ikweli, a vítima era chefe de uma família composta por cinco filhos menores e duas mulheres, já viúvas.
A ex-esposa do falecido contou a nossa reportagem que ele já se encontrava doente. “Ele é pai do meu filho e de outros quatro filhos com outra mulher. Fui a casa da minha sogra para informar que ele estava doente, mas ninguém se interessou. Pensaram que eu queria reatar com ele. Hoje, por volta das 5 horas da manhã, fui a minha casa, encontrei a porta trancada, chamei meu tio para arrombar. Quando entramos, encontramos o corpo dele nu, estendido no chão, com farinha de milho espalhada. Percebemos que ele morreu de fome. Fiquei assustada e fui informar aos pais o que havia acontecido.”
Por sua vez, Rosário Fultoa, irmão mais velho da vítima, manifestou preocupação com o ocorrido e relatou que o irmão estava desaparecido há cerca de quatro dias. “A suposta esposa esteve aqui na semana passada, queria saber onde estava o pai da criança. Depois, saíram juntos, e não sabíamos o que estavam a tratar. Desde então, ficamos quatro dias sem ver o meu irmão. Perguntámos aos amigos, mas ninguém sabia dar explicações. Só depois soubemos que ele havia falecido.”
A irmã acrescentou que teve informações, através da cunhada. “Chamei a esposa para esclarecer o que realmente aconteceu. Ela disse que, ao chegar a casa dela, encontrou a porta trancada, forçou a entrada e achou o corpo dele no chão, sem roupa, com farinha espalhada. Não sabemos exactamente em que circunstâncias tudo isso se deu.” Ikweli