Jovens moçambicanos beneficiam de nova estratégia de educação sexual da Unesco

A Unesco está a implementar uma iniciativa para melhorar a educação sexual de cerca de 30 mil estudantes nas províncias da Zambézia e Nampula, incluindo mais de 12 mil raparigas. O objetivo é fornecer informação adequada e competências essenciais para prevenir gravidezes precoces, violência baseada no género e infeções pelo VIH.

A ação faz parte do programa “Rapariga Biz” e já começou com a formação de 132 gestores escolares e delegados de disciplina nos distritos de Pebane, Mocuba e Ilha de Moçambique. A capacitação durou cinco dias e visou melhorar a qualidade da Educação Sexual Abrangente, tanto no currículo como em atividades extracurriculares.

A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Educação e Cultura, instituições de ensino superior e outras entidades locais.

Segundo dados oficiais, em 2024, Moçambique registou mais de 20 mil casos de violência baseada no género, principalmente violência doméstica contra mulheres. No mesmo período, 616 menores foram retiradas de uniões prematuras, sendo a maioria dos casos registada nas províncias de Nampula e Manica. O País

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Conteúdo protegido por MozToday.