
lIndivíduos munidos de armas de fogo assaltaram no início da tarde desta Terça-feira, 15 de Abril de 2025, avultadas somas de dinheiro de um empresário de origem asiática na entrada da antiga fábrica Textáfrica no bairro da Soalpo na cidade de Chimoio província de Manica, centro de Moçambique.
Ainda não se sabe ao certo qual é o montante que o empresário e armazenistas trazia na viatura que na altura era conduzido por motorista seus, quando foram bloqueados com os meliantes que se faziam transportar numa Toyota Mark X, na entrada da fábrica e molestados pelos assaltantes e na sequência saqueados o dinheiro que estava em três sacos plásticos e uma maleta.
“Nós estivemos a descansar após termos carregado muitos sacos nos armazéns, quando de repente ouvimos tiros e o Bay a ficar em pânico entregando tudo que tinha e no mesmo momento o motorista abandonou a viatura e fugiu deixando o patrão a sua sorte”, disseram testemunhas ouvidas pela Integrity no local.
Mal que a quadrilha descobriu que a população vinha em sua direcção, pôs se a disparar atirando três tiros para o ar no sentido de dispersar a multidão e na sequência pôr se a fugir.
A polícia trabalha para esclarecer o caso e nos próximos dias trará mais detalhes.
Agora que a fábrica Textáfrica encontra-se moribunda, os seus apartamentos servem de armazéns para diversos produtos, tendo sido operados por empresários de origem asiática. Integrity