Qua. Mai 21st, 2025

FADM abate seis insurgentes em Cabo Delgado

Pelo menos seis suspeitos terroristas foram mortos em confrontos com as forças governamentais em Muidumbe, província moçambicana de Cabo Delgado.
A informação é de uma fonte no terreno, que disse à agência Lusa que o confronto aconteceu no último domingo, na localidade de Miangalewa daquele distrito, após militares moçambicanos terem constatado um possível assalto à sua posição.

“Nós estávamos a comer e depois percebemos que havia movimentos estranhos. E foi quando descobrimos que havia intenção dos rebeldes assaltarem uma das nossas posições”, deu conta a referida fonte em Pemba, acrescentando que o confronto, que aconteceu durante o dia, provocou igualmente vários feridos entre os atacantes.

Desde outubro de 2017, a província de Cabo Delgado, rica em gás, enfrenta uma rebelião armada com ataques reclamados por movimentos associados ao grupo extremista Estado Islâmico. O último grande ataque deu-se em 10 e 11 de maio de 2024, à sede distrital de Macomia, com cerca de uma centena de insurgentes a saquearem a vila, provocando vários mortos e fortes combates com as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique e militares ruandeses, que apoiam Moçambique no combate aos rebeldes. Lusa

Recomendado para você

Conteúdo protegido por MozToday.