Tempestade tropical “Chenge” enfraquece e deixa de representar perigo para Moçambique

Maputo, 24 de outubro de 2025 — O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) informou esta sexta-feira que a tempestade tropical severa “Chenge”, localizada a leste da Ilha de Madagáscar, no Sudoeste do Oceano Índico, enfraqueceu e passou para o estágio de tempestade tropical moderada.

Segundo a nota oficial do INAM, as projeções indicam que o sistema continuará a perder intensidade nas próximas 24 horas, podendo transformar-se em depressão tropical, enquanto se desloca em direção à costa da Tanzânia.

O instituto garante que, até ao momento, o fenómeno não representa perigo para a parte continental de Moçambique. Ainda assim, as autoridades meteorológicas continuam a acompanhar de perto a sua evolução, numa monitoria contínua dos ciclones tropicais.

“O INAM, IP continua a monitorar a evolução deste sistema e apela à população para que continue a acompanhar a informação meteorológica e os avisos difundidos pelas autoridades competentes”, refere o comunicado assinado pelo diretor Dórival Álvaro Mutereda.

O organismo meteorológico reforça o apelo à vigilância, sobretudo nas regiões costeiras, em virtude das possíveis alterações nas condições atmosféricas provocadas pela passagem do sistema tropical no Oceano Índico. Continue lendo

Artigos relacionados

Conteúdo protegido por MozToday.