
A madrugada desta quarta-feira (12) foi marcada por violência na comunidade de Minhoto, posto administrativo de Insaca, província do Niassa, onde um assalto a uma residência terminou em linchamento. Dois suspeitos foram mortos pela população e outros dois conseguiram escapar.
Segundo testemunhas, quatro homens, munidos de objetos contundentes, invadiram uma casa e exigiram dinheiro aos proprietários, que, assustados, acabaram por entregar os valores. No entanto, quando os assaltantes tentavam fugir, moradores alertados pelo barulho organizaram-se e montaram uma emboscada.
Dois dos suspeitos foram capturados e severamente agredidos com paus e catanas até perderem a vida, enquanto os outros dois conseguiram pôr-se em fuga.
De acordo com relatos locais, a polícia foi contactada durante o incidente, mas não atendeu as chamadas. Moradores afirmam ainda que o grupo é conhecido na zona por vários assaltos.
“Sim, são gatunos daqui. Gostam de roubar pessoas. Em janeiro também roubaram 35 mil meticais na casa da minha tia”, contou um residente.
Até ao momento, as autoridades ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o caso, que volta a expor a crescente onda de justiça popular e a sensação de insegurança nas comunidades rurais do Niassa. Amaramba
