×

Ministério da Saúde suspende visitas de supervisão, formações e seminários para redirecionar recursos

Maputo, 30 de Junho de 2025 — O Ministério da Saúde de Moçambique decidiu suspender com efeitos imediatos todas as visitas de supervisão, formações contínuas, oficinas de trabalho, reuniões e seminários, assim como outras actividades similares. A medida foi comunicada através da Circular n.º 849/GMS/024/2025, emitida pelo Gabinete do Ministro, e visa melhorar o uso racional dos recursos disponíveis no sector da Saúde.

De acordo com o documento, a suspensão visa assegurar que os fundos sejam canalizados prioritariamente para intervenções com impacto directo na disponibilidade de medicamentos, artigos médicos, reagentes, alimentação e outras condições essenciais para um atendimento humanizado.

A circular determina que:

1. Todas as actividades referidas ficam suspensas, incluindo o pagamento de despesas relacionadas;
2. Qualquer realização futura dessas actividades deverá ser fundamentada e aprovada de forma excepcional, sendo que os participantes não deverão ausentar-se do seu local de trabalho por mais de cinco dias úteis por mês;
3. A medida não se aplica a acções relacionadas com respostas a emergências, investigações de surtos ou actividades similares.

O documento foi assinado pelo Secretário Permanente, Dr. Ivan Manhiça, que reforça a necessidade de racionalizar os recursos financeiros num contexto de crescente pressão sobre o sistema nacional de saúde.

A circular foi igualmente remetida a Sua Excelência o Ministro da Saúde para conhecimento.

Com a informação do comunicado da MISAU

Publicar comentário

EDUCAÇÃO

Conteúdo protegido por MozToday.