Publicidade MozToday - Parceria
Publicidade MozToday - Formatos

Burkina Faso: outubro marcado pela eliminação de vários líderes terroristas

Ouagadougou, 4 de novembro de 2025 (AIB) – O mês de outubro foi caracterizado por uma intensificação das operações das forças de defesa e segurança (FDS) do Burkina Faso, com ataques aéreos de grande escala e ações coordenadas no solo nas regiões do Goulmou, Yaadga, Liptako e Bankui.

Segundo os primeiros balanços, várias chefias terroristas foram neutralizadas, bases destruídas e depósitos de armas e material logístico apreendidos.

Com o fim da época das chuvas, as FDS, apoiadas pelos Voluntários para a Defesa da Pátria (VDP) e unidades especiais, prosseguiram as missões de recuperação da integridade territorial em zonas de elevado risco.

No terreno, as forças combativas realizaram diversas operações ofensivas, muitas vezes com apoio aéreo. No Liptako, a 8 de outubro, terroristas especializados no uso de drones para atacar comboios entre Bourzanga e Djibo foram localizados e eliminados com ataques precisos. Um sobrevivente, seguido pelas forças até Pobé Mengao, conduziu as tropas à sua base, onde ele e outros líderes foram neutralizados. O último fugitivo, em fuga de moto, também foi eliminado.

No Yaadga, a 9 de outubro, vetores aéreos apoiaram uma posição em Koumbri, atacada por numerosos terroristas, permitindo a neutralização de vários assaltantes e a recuperação de material logístico. Operações de vigilância em Foubé e Kelbo permitiram identificar e destruir outras posições inimigas, prevenindo ataques.

A 10 de outubro, após um revés frente ao 22.º Batalhão de Intervenção Rápida (BIR) em Djibo, terroristas em fuga tentaram esconder-se no mercado de Bouro, mas foram atingidos pelas forças aéreas. No mesmo dia, em Kénou, próximo de Baraboulé, um quartel-general terrorista e o seu depósito logístico foram destruídos durante uma reunião.

No Goulmou, militares em Bagamoussa repeliram, a 11 de outubro, um ataque terrorista de grande escala, obrigando os assaltantes a fugir e a abandonar motos e outros veículos. Uma unidade de reconhecimento, chamada “Fantôme”, interceptou terroristas em Kiparga, resultando em várias baixas inimigas.

A 12 de outubro, uma posição de vigia em Koutougou, a norte de Arbinda, foi destruída. A 13 de outubro, o Grupo de Intervenção Especial do 19.º Batalhão de Infantaria neutralizou terroristas em Bangaye.

A 14 de outubro, informações levaram a bombardear uma reunião de líderes criminosos na floresta de Natiaboani, eliminando os participantes e os sobreviventes que tentaram recuperar material. Entre 17 e 18 de outubro, ataques coordenados destruíram várias posições de líderes terroristas perto de Djibo e Nassoumbou, incluindo edifícios, depósitos de armas e munições.

A 17 de outubro, a casa de um líder terrorista influente no Nakambé foi destruída em Kabonga. A 23 de outubro, outro chefe foi seguido até Kamséogo e neutralizado juntamente com os seus homens.

LEIA TAMBÉM  Bakili Muluzi apela a Chakwera para reconhecer vitória de Mutharika nas presidenciais do Malawi

Estas operações demonstram a determinação das forças burquinenses em reconquistar o território e restaurar a segurança em todo o país. Leia mais

Agência de Informação do Burkina Faso

Artigos relacionados