
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse hoje que o bloco está “pronto para responder” à imposição de tarifas por parte dos Estados Unidos e está a trabalhar em novas medidas de retaliação.
“Já estamos a finalizar o primeiro pacote de contramedidas em resposta às tarifas do aço e estamos agora a preparar outras medidas para proteger os nossos interesses e negócios, se as negociações falharem”, disse a dirigente após o anúncio, ontem, de novas tarifas globais pelos Estados Unidos.
“Como europeus, promoveremos e defenderemos sempre os nossos interesses e valores, e defenderemos sempre a Europa”, acrescentou Von der Leyen.
A presidente da Comissão Europeia reconheceu que o sistema de comércio mundial tem “graves defi
ciências”, mas realçou que “existe um caminho alternativo” e que “não é tarde para resolver os problemas através de negociações”.
Von der Leyen sublinhou que o comissário do Comércio da União Europeia (UE), Maros Sefcovic, está “em contacto constante” com os seus homólogos norte-americanos.
“Vamos esforçar-nos para reduzir as barreiras, não aumentá-las”, acrescentou a dirigente. Donald Trump, anunciou na quarta-feira a imposição de “tarifas recíprocas” sobre importações, incluindo de 25 por cento sobre todos os automóveis estrangeiros.
Fonte: Lusa