Qua. Abr 30th, 2025

Burkina Faso: As Forças Combatentes Abatem Centenas de Terroristas

Nas últimas semanas, registou-se uma intensificação sem precedentes das operações militares em todo o território do Burkina Faso. Entre ações de reconhecimento, ofensivas, emboscadas e ataques aéreos direcionados, as Forças de Defesa e Segurança (FDS), com o apoio dos Voluntários para a Defesa da Pátria (VDP), infligiram pesadas perdas aos terroristas.

As FDS e os VDP continuam a avançar com confiança nas suas missões de reconquista territorial e restauração da paz.

Numerosas vitórias foram registadas nas últimas semanas.

No dia 29 de abril de 2025, em Manni, na região leste, um grupo de criminosos foi detetado a norte da posição das FDS. De imediato, foram mobilizados vetores aéreos, apoiados por uma unidade de assalto terrestre. Após uma série de ataques precisos, o inimigo foi derrotado. Os fugitivos foram perseguidos e neutralizados, tendo sido recuperado material.

No dia anterior, 28 de abril, foi detetado rapidamente um ataque contra Koumanpergou (leste). Os criminosos em retirada foram seguidos até à sua base camuflada sob árvores, onde foram atingidos tarde da noite.

Dois dias antes, a 26 de abril, um grupo armado detetado perto de Bani tentou fugir para Loutougou. Foram seguidos até a um hangar onde se tinham reunido. O ataque destruiu o edifício e os elementos nas imediações. Uma moto equipada com metralhadora pesada também foi neutralizada. No mesmo dia, um pickup inimigo foi detetado em Lanfiera e destruído por via aérea.

A 25 de abril, criminosos em contacto com um espião local perto de Arbinda foram seguidos e abatidos. A intervenção do 9.º BIR permitiu a segurança da zona e a recuperação de armas e motas.

No dia 23 de abril de 2025, após repelirem um ataque em Nabouden, as unidades lançaram reconhecimentos ofensivos, recuperando equipamento de guerra e encontrando terroristas mortos devido aos ferimentos. Nesse mesmo dia, a norte de Diin, uma resposta a uma tentativa de ataque resultou na neutralização de 36 criminosos, na captura de um prisioneiro e na recuperação de um arsenal.

A 22 de abril, um duo inimigo em missão de reconhecimento foi neutralizado em Koloko.

A 21 de abril, em Rambo, uma tentativa de ataque foi travada por um ataque aéreo, enquanto os agressores tentavam esconder-se numa floresta próxima. No mesmo dia, em Lanfiera, criminosos em fuga foram abatidos enquanto tentavam camuflar-se sob as árvores.

A 20 de abril, os VDP de Kira demonstraram resistência exemplar face a um ataque massivo. Os agressores fugiram, abandonando armas e munições.

A 19 de abril, uma emboscada em Batombo (Boucle du Mouhoun) permitiu eliminar terroristas.

A 16 de abril, perto de Tandjari, os preparativos de um ataque foram interrompidos por um ataque preventivo.

A 14 de abril, uma unidade de reconhecimento do 8.º e 16.º BIR na zona de Kongoussi entrou em contacto violento com o inimigo. Os vetores aéreos no local perseguiram e neutralizaram os sobreviventes desorientados.

A 13 de abril, combatentes de Solenzo recuperaram gado roubado e equipamento em ofensivas contra bases terroristas.

A 12 de abril, dois comboios de abastecimento, em Arbinda e Tankoualou (leste), foram alvo de ataques. Em ambos os casos, intervenções aéreas frustraram as ofensivas e eliminaram os terroristas.

A 11 de abril, uma operação das Forças Combatentes em Nouna resultou na destruição de bases inimigas.

A 10 de abril, uma reunião de chefes criminosos na floresta de Kankanmogré (centro-leste) foi localizada e destruída por sucessivos ataques aéreos.

O dia 9 de abril ficou marcado por vários confrontos. Em Kollade (Kongoussi), terroristas tentaram um ataque, mas foram derrotados. Em Tessouguen (centro-leste), uma grande ofensiva inimiga foi violentamente repelida, e em Bonza, os VDP apreenderam metralhadoras pesadas durante um reconhecimento.

A 7 de abril, em Ouanobia, uma operação de varredura permitiu recuperar equipamento abandonado após uma tentativa de ataque no dia anterior.

A 6 de abril, em Dori, um alerta sobre roubo de gado mobilizou as forças, que neutralizaram os malfeitores. Em Manni e Nagbingou, ações de reconhecimento também levaram à neutralização de vários criminosos. Ainda nesse dia, o 25.º BIR lançou uma ofensiva contra uma base terrorista em Pama. O assalto, apoiado por vetores aéreos, surpreendeu o inimigo e causou pânico. Vários criminosos foram abatidos, e outros foram eliminados ao tentarem socorrer os feridos. Equipamento foi apreendido na base.

Na noite de 5 de abril, combatentes de Donon alertaram os vetores aéreos sobre um comboio de gado roubado. Os criminosos foram intercetados e abatidos nas proximidades.

A 5 de abril, uma vasta operação de reconhecimento na Boucle du Mouhoun, cobrindo Zanzaka, Sanaba e as margens do rio, levou à neutralização de vários inimigos e à recuperação de equipamentos.

A 4 de abril, em Manni, terroristas que voltaram para reconhecimento foram intercetados. No dia 3 de abril, uma emboscada anterior já tinha neutralizado bandidos armados na mesma zona. No mesmo dia, um veículo inimigo em fuga para o norte tentou esconder-se em Silmangue. Foi rapidamente destruído. Esta data também ficou marcada por uma emboscada terrestre bem-sucedida em Manni, onde criminosos em missão de reconhecimento foram neutralizados. No dia seguinte, 4 de abril, outros que retornaram ao local foram colocados em fuga, deixando uma arma para trás.

A 28 de março de 2025, teve lugar uma vasta operação aérea após combates em Diapaga. Vários terroristas em fuga para o parque W foram perseguidos e abatidos. Um pickup cheio de munições explodiu nas chamas perto de Tansargha. Outros criminosos escondidos sob a vegetação foram destruídos, com danos confirmados no dia seguinte por reconhecimento aéreo e terrestre.

As múltiplas ofensivas conduzidas em todo o território nacional ilustram a firme determinação das Forças Combatentes do Burkina Faso, sob a liderança do seu Comandante-Chefe, Capitão Ibrahim Traoré, em restaurar plenamente a integridade territorial do país, reconquistando as zonas sob controlo de terroristas e seus aliados.

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Conteúdo protegido por MozToday.