INGD inaugura Sala Moderna de Situações no CENOE para reforçar resposta a desastres

O Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) inaugurou, esta segunda-feira, uma Sala Moderna de Situações no Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE), em Maputo. A infraestrutura representa um passo importante na consolidação da capacidade nacional de antecipar riscos, coordenar respostas e proteger vidas face a emergências e fenómenos extremos.

Na ocasião, a presidente do INGD, Luísa Meque, sublinhou que a inauguração “simboliza a determinação do Governo e dos seus parceiros em reforçar o Sistema Nacional de Aviso Prévio”. A responsável aproveitou ainda para agradecer o apoio prestado por parceiros internacionais, nomeadamente o Banco Mundial, o PNUD Moçambique, a UNICEF Moçambique e o Programa Alimentar Mundial.

A Coordenadora Residente das Nações Unidas em Moçambique, Catherine Sozi, destacou que a nova sala “é mais do que infraestrutura. É um investimento em pessoas que merecem viver com dignidade, segurança e confiança”.

Sozi garantiu ainda que as Nações Unidas continuarão a apoiar Moçambique na resposta às mudanças climáticas, “transformando desafios em oportunidades” para a resiliência do país.

Líder do Conselho Islâmico diz que conflitos em Cabo Delgado têm origem em descontentamento interno

Após receber o dinheiro da aposentadoria, idoso leva três garotas para motel e acaba na emergência

Forquilha rejeita que regalias de líder da oposição pertença a Venâncio Mondlane

Treze mortos em acidente de viação em Limpopo

LEIA TAMBÉM  Mais de 100 mortos nas Filipinas com a passagem do tufão Kalmaegi, que segue rumo ao Vietname

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *