
A Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) anunciou a suspensão imediata da circulação de comboios na Linha de Sena, na sequência de dois descarrilamentos registados no sábado e domingo, dias 29 e 30 de novembro de 2025, nos arredores do Dondo, província de Sofala.
De acordo com o comunicado público emitido esta segunda-feira, a empresa considera que há fortes indícios de sabotagem da linha férrea, apontando para a possibilidade de os mesmos indivíduos estarem envolvidos nos dois incidentes ocorridos na mesma região.
A CFM esclarece que a interrupção tem como finalidade permitir o carrilamento das locomotivas e vagões acidentados, bem como garantir que todas as condições de segurança sejam restabelecidas antes da retoma da circulação ferroviária.
A empresa apela ainda à população para denunciar actos de vandalização contra infraestruturas ferroviárias, lembrando que tais práticas colocam em risco a circulação de pessoas e mercadorias, além de causar prejuízos avultados ao sistema de transporte nacional.
O comunicado foi emitido pelo Gabinete de Comunicação e Imagem, a partir de Maputo, a 1 de Dezembro de 2025.
