Sáb. Abr 19th, 2025

PRM apreende mais de 40 quilos de suruma

A Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, desmantelou na semana passada um grupo de indivíduos que se dedicava a venda de estupefacientes, tendo apreendido 40 quilos de droga, vulgo soruma e metafetamina cristal, nos bairros de Marrere, Napipine e Natikiri, nos arredores da capital provincial.

A porta-voz da PRM em Nampula, Rosa Nilza Chaúque, disse durante o habitual briefing semanal com a imprensa que “encontram-se detidos sob a nossa custódia dois indivíduos acusados de venda e consumo de droga, no bairro de Marrere. Este é um indivíduo de 30 anos de idade, que tem se dedicado a venda e consumo de droga do tipo soruma, e na sua posse foram apreendidos três sacos de estupefacientes, uma quantidade referente a 41 quilogramas. Também temos um indivíduo que se dedica a venda e consumo de droga metafetamina cristal”.

Esta fonte garantiu que neste momento aguarda-se os passos subsequentes, para o julgamento e responsabilizados criminalmente.

A nossa equipe de reportagem entrevistou os vendedores e consumidores de droga, ora detidos naquela subunidade policial, e estes são confessos. 

“A polícia pegou-me na zona da fábrica de cerveja por volta das 20 horas de domingo. Eu vinha de motorizada carregando três sacos de 50kg de soruma, que era para vender em Namialo, um dos polícias me fez parar e começou a me bater. Levanto em Nametil, no valor de 2.000,00Mt (dois mil meticais) cada saco, para revender um baldinho no valor de 1.500,00Mt (mil e quinhentos meticais), ganho 7.000,00Mt (sete mil meticais” como lucro.

Por outro lado, um cidadão de 22 anos de idade, residente do bairro de Natikiri, conta que “estou aqui porque fui flagrado com metafetamina pelos agentes da polícia. Sou consumidor há uma semana, porque me vendem com um jovem um pacote de metafetamina no bairro de Muahivire, mas entrei nesse mundo de droga através de amizade, porque faço parte de um grupo de cantores.” Ikweli

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Conteúdo protegido por MozToday.