Portugal reconhece oficialmente o Estado da Palestina

O Governo português anunciou, esta sexta-feira (19), que irá reconhecer oficialmente o estado da Palestina. A declaração formal está marcada para este domingo, 21 de setembro de 2025, coincidindo com a realização de uma conferência de alto nível das Nações Unidas.

De acordo com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, a decisão reflete o compromisso de Portugal com a paz e com uma solução baseada em dois estados, que assegure a convivência entre israelitas e palestinianos. O Presidente da República manifestou igualmente o seu apoio à medida.

Com esta decisão, Portugal junta-se a outros países europeus, como o Reino Unido, Canadá e Austrália, que nos últimos dias também oficializaram o reconhecimento da Palestina. O gesto surge num contexto de crescente pressão internacional para que seja encontrada uma solução política duradoura para o conflito israelo-palestiniano.

A cerimónia de reconhecimento deverá contar com a participação de representantes diplomáticos de vários países e será acompanhada por declarações conjuntas de apoio à criação de um Estado palestiniano independente e soberano. continue lendo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Conteúdo protegido por MozToday.