Burkina Faso rejeita proposta dos EUA para acolher migrantes deportados

O Burkina Faso rejeitou uma proposta dos Estados Unidos para acolher migrantes deportados ao abrigo da nova ofensiva migratória do Presidente Donald Trump, que prevê o envio de migrantes para terceiros países com os quais não têm qualquer ligação.

DW

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Karamoko Jean-Marie Traoré, classificou a proposta como “indecente” e “contrária ao princípio da dignidade”, afirmando que “o Burkina Faso é uma terra de dignidade — um destino, não um local de expulsão”.

As declarações de Traoré surgem após a Embaixada dos EUA em Ouagadougou ter suspendido a maioria dos serviços de vistos e redirecionado os requerentes burquinabês para o Togo. “É esta a forma de nos pressionarem? É chantagem? Seja o que for… o Burkina Faso é um lugar de dignidade, não um lugar de expulsão”, acrescentou o ministro.

Países como o Gana, o Ruanda, o Uganda, o Essuatíni e o Sudão do Sul já aceitaram colaborar com Washington neste programa.

_____________

Mistério e medo cercam a herança do milionário zimbabueano Ginimbi

Residência presencial do Malawi em ruínas após transição de poder

Conselhos municipais bloqueiam marchas da ANAMOLA alegando sobreposição de eventos da FRELIMO

Falta de vontade? Governo moçambicano desconhece órgão criado por si mesmo

Segredos de Moçambique: a família do maior traficante de drogas do mundo revela que teve que pagar para refúgio em Moçambique

Artigos relacionados

Conteúdo protegido por MozToday.