Falta de vontade? Governo moçambicano desconhece órgão criado por si mesmo

Maputo, 9 de outubro de 2025 – O porta-voz do Governo, Inocêncio Impissa, mostrou total desconhecimento e surpresa quando questionado pela MBC TV sobre a Alta Autoridade da Indústria Extractiva, uma instituição criada há dez anos pela Lei nº 20/2014, mas que até hoje nunca foi implementada.

A referida entidade deveria ter como funções fiscalizar contratos, promover a transparência no sector mineiro e garantir a independência do Governo em relação às empresas de exploração de recursos naturais. No entanto, passados dez anos desde a sua criação, continua apenas no papel.

Durante o briefing com a imprensa, realizado no final da 34.ª sessão do Conselho de Ministros, Impissa reconheceu a importância de um órgão com este perfil e afirmou que a Alta Autoridade da Indústria Extractiva poderá ser usada para combater a inércia das mineradoras que operam no país.

A declaração gerou surpresa, uma vez que a própria existência legal da instituição parece ser desconhecida dentro do Executivo, levantando dúvidas sobre o grau de prioridade atribuído à governação do sector extractivo em Moçambique.

__________

Severino Nguenha revela que as linhas iniciais do diálogo político foram inspiradas na carta de Venâncio Mondlane a Nyusi

Lourenço do Rosário iliba VM7 e avisa: “as ruas existem, se (CNE, CC) errarem de novo, será pior”

Segredos de Moçambique: a família do maior traficante de drogas teve que pagar para refúgio em Moçambique

Saiba tudo sobre Anibalzinho

Residência presencial do Malawi em ruínas após transição de poder

Artigos relacionados

Conteúdo protegido por MozToday.