CFM reforça frota com duas novas locomotivas para dinamizar transporte de mercadorias

A empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) recebeu, na última sexta-feira, duas novas locomotivas que irão reforçar a sua capacidade de transporte de mercadorias a nível nacional e regional.

A aquisição insere-se num projecto que prevê a compra de 10 locomotivas até ao final de 2025, num investimento avaliado em 3,4 milhões de dólares por unidade, com um tempo de vida útil estimado em 35 anos.

As locomotivas, de fabrico indiano, são híbridas (diesel-eléctricas), com capacidade de reboque de 2.700 toneladas em unidade simples e um consumo de 4,5 litros por quilómetro — índice considerado positivo em termos de eficiência energética.

O projecto foi viabilizado através de um financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), em parceria com instituições financeiras nacionais como o Standard Bank e o BCI.

Durante a cerimónia de apresentação, o presidente do Conselho de Administração da CFM, Agostinho Langa, destacou que estas aquisições fazem parte de uma estratégia para melhor responder à crescente procura do mercado, sobretudo proveniente da África do Sul e do Zimbabwe, parceiros estratégicos no transporte ferroviário da região.

Até ao final do ano, a frota ferroviária moçambicana deverá ganhar mais oito locomotivas, reforçando a posição do país como corredor logístico regional. JN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Conteúdo protegido por MozToday.