
As aulas na Escola Secundária Eduardo Mondlane, em Mahubo, Distrito de Boane, no Município da Matola, estão paralisadas devido a supostas “profecias” de mortes e outras tragédias previstas por alunos, dirigidas aos professores.
Os professores daquela escola dizem estar com medo, pois, das vezes em que as crianças “manifestaram” e fizeram “profecias”, realmente aconteceu. No meio dessas “profecias”, um professor de matemática e o director da escola perderam a vida, e, um professor de agropecuária sofreu um acidente de viação, depois de ter sido alertado para não entrar no carro e nem conduzir.
Já faz uma semana que os alunos não têm tido aulas porque os professores têm medo de se fazer às salas de aula, mantendo-se apenas na sala dos professores. Alguns tem produzido fichas de leitura e exercícios para as crianças não ficarem completamente desligadas.
A Direcção de Educação a nível do distrito de Boane, mostra-se preocupada e promete trabalhar para sensibilizar os professores a voltarem às salas de aula e fazer a recuperação dos dias em que os alunos ficaram sem aulas.
Os pais e encarregados de educação dizem não ter sido informados da situação, foram tomados de surpresa ao ver seus filhos em casa a perder aulas, pelo que, sugerem que se marque uma reunião a fim de se achar uma solução conjunta. Os mesmos fazem votos para que a situação se resolva o mais breve possível.