
O líder supremo do Irão, ayatollah Ali Khamenei, disse que o Irão vai responder de forma firme em caso de danos contra o país, mas não fez qualquer referência às recentes ameaças do chefe de Estado norte-americano, Donald Trump.
Também o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Teerão considerou hoje uma afronta chocante a ameaça do Presidente dos Estados Unidos, que admitiu bombardear o Irão se não for alcançado um acordo sobre o programa nuclear.
“Uma ameaça aberta de bombardeamento por um chefe de Estado contra o Irão é uma afronta chocante à própria essência da paz e segurança internacionais”, disse hoje o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Ismail Baghaei, através das redes sociais.
Numa entrevista à cadeia norte-americana NBC, Donald Trump reiterou que podem ocorrer bombardeamentos caso não se verifique um acordo sobre a questão nuclear iraniana.
“Se não assinarem um acordo haverá bombardeamentos”, disse Trump referindo-se ao Irão. Os países europeus, Israel e os Estados Unidos acusam Teerão de desenvolver armas nucleares.
O Irão rejeita as alegações e afirma que o programa nuclear existe apenas para fins civis, em especial para fins energéticos.
Fonte: Lusa