Dom. Abr 6th, 2025

Pacientes estatelados nas escadas por incapacidade de internamento: Ministro da Saúde encara com urgência a conclusão das obras do HGN

O ministro moçambicano da Saúde, Ussene Isse, mostrou-se preocupado com o número de pacientes que se encontravam “estatelados” nos corredores e escadas da maior unidade sanitária da região norte, Hospital Central de Nampula (HCN), devido a incapacidade para internamento.

“Visitei o Hospital Central de Nampula e tocou-me o coração porque encontrei uma enchente que eu nunca vi na medicina, doentes no corredor, varandas, tantos doentes, mas os profissionais estão lá a fazer o seu trabalho.”

Por conta disso, afirmou em conferência de imprensa, recentemente realizada, ser urgente o término das obras de construção do Hospital Geral de Nampula (HGN), localizado no bairro de Natikiri, nos arredores da chamada da cidade de Nampula.

“Essa é nossa responsabilidade, tudo faremos para acelerar, porque justifica-se abertura de um novo hospital, pois o HCN já não está a conseguir aguentar, aquilo que eu vi hoje, tocou-me muito o coração.”

Importa lembrar que o Ex estadista, Filipe Jacinto Nyusi, garantiu no dia 08 de janeiro do corrente ano, que haviam condições necessárias para a inauguração e entrega do Hospital, tendo afirmado que a sua entrega poderia ser feita antes do mês de Abril em curso.

As obras de construção do Hospital Geral de Nampula, iniciadas em 2017, deviam ter sido concluídas em 2019, mas tal não aconteceu devido a factores diversos. As mesmas obras que estão orçadas em 18 milhões de dólares, e a infra-estrutura terá a capacidade para albergar mais de 500 camas. (Ikweli)

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Conteúdo protegido por MozToday.