
Maputo – A comissão promotora da ANAMALALA dirigiu-se esta semana ao Ministério da Justiça para solicitar esclarecimentos sobre o ponto de situação do pedido de constituição do partido político. A visita acontece após ultrapassados 45 dos 60 dias legais que a tutela tem para responder formalmente ao requerimento.
Durante a deslocação, os representantes da ANAMALALA entregaram uma carta formal ao Ministério, solicitando uma audiência com o Doutor Mateus Saize e reforçando os canais de contacto disponíveis, com vista a facilitar qualquer comunicação adicional que a instituição possa necessitar.
Segundo relatos dos representantes, no guiché da instituição, à pergunta “como está o processo?”, a resposta foi lacónica: “os advogados do Ministério dizem que o processo está em tramitação”.
A ANAMALALA afirma que continuará a acompanhar de perto o processo e espera que os trâmites legais sejam concluídos dentro dos prazos estipulados por lei. Até lá, mantém-se vigilante e disponível para cooperar com as autoridades competentes.
“Esperemos”, concluem os representantes, num misto de paciência e expectativa.