
Junaide Lalgy, proprietário da Academia Black Bulls, elogiou o percurso de Geny Catamo no Sporting, mas considera que o jovem moçambicano está preparado para dar o próximo passo na carreira. Segundo o empresário, Geny superou vários desafios, incluindo a dificuldade de adaptação que muitos jogadores africanos enfrentam na Europa, devido à exigência e disciplina do futebol europeu.
“Geny foi resiliente, passou por momentos difíceis, principalmente quando esteve emprestado e não se afirmou logo, mas manteve a fé e hoje é um exemplo”, afirmou em entrevista ao Record.
Lalgy sublinha que a mentalidade e o foco do extremo fizeram a diferença, tornando-o uma referência para os jovens da sua academia. Para o dirigente, Geny “ainda não atingiu o auge, mas está pronto para voos mais altos”.
Sublinha ainda que os clubes portugueses deviam investir mais no talento africano, onde se pode “fazer muito com pouco dinheiro”, desde que com técnicos capazes de orientar o processo de adaptação. Com o Sporting empenhado em adquirir a totalidade do passe do jogador, cresce também o interesse de emblemas europeus atentos à evolução do camisola 21.