
A Google publicou recentemente os novos requisitos técnicos mínimos para aparelhos com Android 15, incluindo um aumento na capacidade interna exigida.
De acordo com as novas diretrizes, o Android 15 exige um mínimo de 32 GB de espaço interno, dobrando o limite anterior de 16 GB estabelecido no Android 13. Além disso, 75% desse total deve ser usado na partição de dados.
Aparelhos que desejam operar com conexão de rede celular precisam ainda permitir ao usuário o compartilhamento de contatos próximos com serviços de resgate ou atendimento no modo de Chamada de emergência.
Em termos de RAM, aparelhos com 3 GB ou 2 GB precisam obrigatoriamente permitir otimizações de baixa memória e utilizar a versão Android Go Edition como sistema. Modelos com 4 GB, ao menos por enquanto, podem seguir com o Android 15 de forma opcional.
A Google fez também outras mudanças que devem ser seguidas apenas ao nível de processamento e, portanto, não cabe às fabricantes fazerem tais alterações. Uma delas é suportar o padrão Vulkan 1.3 para processamento de dados e gráficos em 3D, além do uso das bibliotecas ANGLE.
Aparelhos que não cumpram o requisito não podem ser atualizados para o Android 15, mesmo com suporte da fabricante original. Ou seja, eles ficarão restritos às versões anteriores da plataforma, que podem ter problemas de segurança e desempenho.
Para evitar dores de cabeça e não ter que utilizar um sistema defasado, o ideal é fazer a troca por um aparelho mais moderno e que cumpra as novas regras.
Para mais notícias sobre tecnologia, continue de olho nas redes sociais do TecMundo!