Dom. Abr 6th, 2025

Pagaram para quatro semanas num cruzeiro luxuoso. A viagem acabou com mais de 200 passageiros infectados

Mais de 240 pessoas a bordo do luxuoso navio de cruzeiro Queen Mary 2 adoeceram com o norovírus, um vírus estomacal altamente contagioso.

O Centro de Controlo e Prevenção das Doenças (CDC) dos EUA comunicou o surto no momento em que o navio de cruzeiro da Cunard se aproximava do fim de uma viagem de regresso de quatro semanas do Reino Unido às Caraíbas.


O Queen Mary 2 efetua regularmente travessias transatlânticas. É uma viagem – e um navio – concebido para recordar a idade de ouro dos transatlânticos de luxo. A Cunard é propriedade da Carnival Corporation

O navio zarpou a 8 de março de Southampton e deverá regressar ao porto inglês a 6 de abril. Durante a viagem, 224 dos 2.538 passageiros adoeceram com o vírus gastrointestinal, enquanto 17 dos 1.232 membros da tripulação também ficaram doentes, de acordo com os dados do CDC.

O vírus dos navios de cruzeiro
O especialista em doenças infecciosas William Schaffner, professor do Centro Médico da Universidade de Vanderbilt, disse à CNN Travel no início deste ano que o norovírus é “conhecido obviamente como o vírus dos navios de cruzeiro”.

O Programa de Saneamento de Navios (VSP) do CDC, que acompanha os surtos no mar, também confirmou que está a “monitorizar remotamente a situação, incluindo a revisão dos procedimentos de resposta ao surto e de saneamento do navio”.

O VSP também confirmou que a Cunard Line tinha consultado o programa sobre os procedimentos de limpeza no Queen Mary 2 e sobre a comunicação de doenças a bordo.

A Cunard garantiu à CNN Travel que a linha de cruzeiro “continua a monitorizar de perto” os hóspedes com sintomas gastrointestinais.

A companhia de cruzeiros também destacou a “limpeza profunda e abrangente do navio” e disse que a rápida ativação dos protocolos de saúde e segurança estava a revelar-se eficaz, acrescentando que “já estamos a assistir a uma redução dos casos relatados”. CNN

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Conteúdo protegido por MozToday.