
O Serviço de Investigação Criminal, através do seu Departamento de Operações, deteve nesta segunda-feira, 4 de Agosto, um casal de supostos pastores da seita denominada “Arrependa”, por enterrar de forma clandestina dois menores, de 3 e 14 anos de idade, sem o consentimento das famílias e da comunidade. O crime teria acontecido na província de Bié, na cidade do Cuito, bairro Kayundo, em Angola.
Segundo as investigações, os acusados mantinham fiéis da seita em regime de cárcere privado, sendo a maioria crianças, adolescentes e jovens com idades entre 3 e 25 anos. Em caso de óbito, realizavam os funerais de forma clandestina, ora no quintal, ora no interior do quarto, concretamente por baixo da cama.


O SIC apurou que a referida seita realizava rituais considerados estranhos, tendo os enterros sido efectuados durante a madrugada, entre a meia-noite e as 4 horas.


Após a localização dos corpos, os mesmos foram exumados e, posteriormente, sepultados no Cemitério Comunal do Cunje, na presença de familiares, autoridades civis e tradicionais, enquanto os detidos foram presentes ao ministério público para os procedimentos subsequentes.